Novembro, 2023
22nov14:0018:00“4as.comArtes”“4as.comArtes”
Detalhes do Evento
A próxima sessão das “4as.comArtes” será já no dia 22 de novembro de 2023. O Projeto Cultural de Escola implementado no Agrupamento de Escolas de Anadia, inserido no âmbito do Plano
more
Detalhes do Evento
A próxima sessão das “4as.comArtes” será já no dia 22 de novembro de 2023.
O Projeto Cultural de Escola implementado no Agrupamento de Escolas de Anadia, inserido no âmbito do Plano Nacional das Artes, continua também deste modo a transportar cultura às nossas comunidades, levando à partilha das artes, saberes e experiências artísticas adquiridas, a serem apresentadas, refletidas e discutidas, entre Artistas, Alunos e Comunidade interessada nas diferentes manifestações e linguagens artísticas.
Esta ação continua a contar com a colaboração da Associação dos Artistas Plásticos da Bairrada e com o Cineclub Bairrada/Club de Ancas, parceiros estes, que têm vindo regularmente trabalhar conjuntamente com o Agrupamento de Escolas no âmbito da implementação do Plano Nacional das Artes e do Plano Nacional do Cinema neste território educativo.
Nestas sessões, a terem lugar na sala multiusos da Escola Básica e Secundária de Anadia, será apresentado um filme, seguido de uma palestra e/ou workshop com um Artista, permitindo aos participantes, uma reflexão sobre conceitos, identidade cultural, patrimonial, artística, do território local, nacional e internacional.
Esta quarta-feira, dia 22/11/2023, será apresentado o filme “O Balão Vermelho” (de Albert Lamorisse, FR, 1956, 33’30”) e, de seguida, teremos “À conversa com” Francisco Saldanha.
O Balão Vermelho (de Albert Lamorisse, FR, 1956, 33’30”)
O fantástico argumento de O Balão Vermelho prioriza mais as imagens do que as palavras, Lamorisse aborda a inocência e o imaginário infantis, temáticas recorrentes na sua filmografia. A forte cor vermelha do balão contrasta com a cidade cinza e habitada por pessoas indiferentes, cruéis e invejosas. O balão brinca com o menino interpretado por Pascal Lamorisse, filho do diretor, e o acompanha pelas calçadas de Paris como um animal de estimação, mas a amizade entre eles é ameaçada por figuras de autoridade na escola, na igreja e no próprio lar.
Lançado em 1956, o filme foi dirigido pelo francês Albert Lamorisse, que começou sua carreira na fotografia.
Vencedor da Palma de Ouro de Melhor Curta-Metragem no Festival de Cannes e do Óscar de Melhor Argumento Original, O Balão Vermelho traz, além dos efeitos especiais impressionantes e da tocante banda sonora, uma história poética que encanta pela simplicidade: o balão torna-se a melhor companhia de um rapaz e um símbolo da infância enquanto período em que sonhamos acordados. Filme que integra o Plano Nacional de Cinema.
Francisco Saldanha
Desde muito cedo mostrou aptidão para a música e para as artes iniciando a sua formação numa escola de música da Mealhada concluída no Conservatório de Música de Coimbra.
Tornou-se músico profissional tocando com músicos como Nuno Norte, Mário Mata ou João Gentil. Integra ou participou em projetos como a orquestra “Aeminium” e o coro “Adlibitum”, “Coimbra Gospel Choir” ou mais recentemente o grupo coral de Coimbra “Lead Voices” onde faz a direção artística e é compositor.
Vê a música de forma eclética, desde que a mesma seja boa e bem tocada: sejam músicas originais, covers (onde se destaca o seu grupo Banda Tempo), coros, grupos de baile, programas de televisão ou mesmo no Festival da Canção onde participou em 2002. A sua paixão pela música leva-o a ensinar, o que faz com mestria e resultados.
Na Bairrada, em particular em Cantanhede e no Club de Ancas, centenas de crianças, jovens e adultos aprenderam música com o Francisco Saldanha, mas sobretudo, cada um dos alunos, aprendem que a música pode preencher as nossas vidas e nos fazer sonhar.
Músico experimentalista de vários instrumentos, constrói cajons. Da personalização deste instrumento desenvolve o gosto que tinha pela ilustração, pintura e desenho de carvão. Da construção de flautas, surge o rasgo de gravar um álbum de música inspiradora e relaxante. De concerto em concerto, de aula em aula, Francisco Saldanha, pianista e organista exímio, é sobretudo um Artista.
Contamos com a vossa presença!
Horas
(Quarta-Feira) 14:00 - 18:00