Os projetos visam a afirmação das instituições participantes no contexto internacional da educação e formação.
Ação-Chave KA121-ADU
O Agrupamento de Escolas de Anadia candidatou-se à acreditação 2021-2027, na área da educação de adultos. A candidatura foi aprovada permitindo a execução de projetos orientados para os objetivos e resultados definidos. Este é o primeiro desses projetos.
Será realizado em dois países europeus ao longo do período que decorre entre junho/2023 e agosto/2024.
O projeto tem como objeto a mobilidade para fins de aprendizagem de pessoal docente e não docente, englobando a participação em cursos estruturados, orientados para a educação de adultos.

O projeto
Projeto da Ação-Chave 1 – Nº 2023-1-PT01-KA121-ADU-000120451.
Está suportado na constatação de que a capacitação do staff com ferramentas que lhes permitam ajustar uma lógica formativa ao reconhecimento de competências adquiridas pelos adultos, irá promover a melhoria e o alargamento de oportunidades de aprendizagem adaptadas às necessidades de adultos com baixa qualificação. Destaca-se também o aumento da necessidade de respostas a um público de migrantes e refugiados e do envolvimento da população que não possui competências de literacia.
Estão aprovadas mobilidades, totalmente financiadas, para formação de 6 docentes/não docentes.
Objetivos e metodologia
Na linha do projeto anterior (KA104), que mereceu a menção de “Boas Práticas” por parte da Agência Nacional, o plano apresentado pretende otimizar as competências do staff, dotá-los de ferramentas mais eficazes e melhorar a qualidade dos serviços de Educação/ formação prestados atualmente e os que se projetam prestar no futuro.
As atividades propostas para o staff, têm em conta o potencial de cada ação em gerar momentos de partilha e aprendizagem para a promoção de competências e capacitação de todos os elementos (docentes e técnicos).
As áreas chave em que se pretende investir são:
- – reduzir o “dropout” dos adultos em processo de qualificação escolar e/ou profissional;
- – aumentar as oportunidades de acesso à qualificação e sensibilizar para a sua importância a população desfavorecida/em risco de exclusão;
- – promover oportunidades de acesso a contextos inovadores de aprendizagem a aprendentes adultos com
baixa qualificação.
Assim, aos participantes será oferecida a abordagem de estratégias motivacionais, a troca de práticas que permitam um pensamento “out of the box”, estimulando o staff para a importância de promover o pensamento divergente, a sensibilização para a importância de transformar a diversidade cultural em oportunidades de crescimento, permitindo trabalhar a inclusão e tolerância.
São agendadas reuniões de trabalho de preparação prévia dos participantes com a abordagem de aspetos culturais, linguísticos e formais a ter conta durante a formação.
Após a formação é obrigatório a realização e submissão de um relatório individual de atividades.
Inscrições
As inscrições para as mobilidades/cursos encontram-se abertas até ao dia 31 de outubro de 2023.
Podem inscrever-se todos os docentes e não docentes do Agrupamento de Escolas de Anadia, preenchendo o formulário DISPONÍVEL AQUI.
As datas, temas e locais da formação são os seguintes:
Curso Estruturado I
Tema: Interactive Teaching – Educational Games, Outdoor Activities, New Technology
Objetivos: Promover e sensibilizar para métodos de ensino interativos (jogos educativos, atividades outdoor e ferramentas WEB 2.0); Proporcionar ambiente multicultural para partilha de experiências relacionadas com a utilização de métodos interactivos de ensino; Melhorar as capacidades de comunicação através de trabalho colaborativo em grupos transnacionais.
Local: Paris, França
Datas: de 22 de abril a 26 de abril de 2024 (NOVAS DATAS)
Número de participantes: 3
Curso Estruturado II
Tema: ICT and Outdoor Teaching and Learning
Objetivo: O curso irá permitir o domínio de uma variedade de ferramentas digitais em espaços exteriores de diferentes tipos. Os participantes discutirão o modelo SAMR para identificar as utilidades mais significativas da tecnologia no apoio ao ensino e à aprendizagem (substituição, amplificação, modificação ou redefinição?).
Local: Split, Croácia
Datas: de 29 de abril a 4 de maio de 2024
Número de participantes: 3
Critérios de seleção
A seriação dos candidatos à mobilidade será realizada de acordo com critérios previamente definidos. Cada critério é avaliado de 1 a 5 e com os pesos relativos que podem ser consultados AQUI.
1. Desempenho de cargos e funções de responsabilidade no contexto do Agrupamento e na área da educação e formação de adultos.
2. Desempenho de funções de orientação, reconhecimento e validação de competências ligados à qualificação de adultos com situação profissional que permita a continuidade do projeto (disseminação e aplicação de metodologias inovadoras com os adultos).
3. Desempenho de cargos associados ao trabalho realizado com públicos desfavorecidos e em risco de exclusão.
4. Motivação e interesse evidenciado.
5. Disponibilidade para a disseminação do aprendido a novos públicos.
6. Não participação anterior em ações de mobilidade equivalentes.