Erasmus KA121-ADU-2024/25

A Ação-Chave 1 (KA1) do Programa Erasmus+ promove a formação internacional de estudantes, formandos, docentes e outros profissionais das organizações ligadas à educação e formação.

Os projetos visam a afirmação das instituições participantes no contexto internacional da educação e formação.

Ação-Chave KA121-ADU

O Agrupamento de Escolas de Anadia candidatou-se à acreditação 2021-2027, na área da educação de adultos. A candidatura foi aprovada permitindo a execução de projetos orientados para os objetivos e resultados definidos. Este é o segundo desses projetos.

Será realizado em dois países europeus ao longo do período que decorre entre junho/2024 e agosto/2025.

O projeto tem como objeto a mobilidade para fins de aprendizagem de pessoal docente e não docente, englobando a participação em cursos estruturados, orientados para a educação de adultos.

O projeto

Projeto da Ação-Chave 1 – Nº 2024-1-PT01-KA121-ADU-000199587.

Está suportado na constatação de que a capacitação do staff com ferramentas que lhes permitam ajustar uma lógica formativa ao reconhecimento de competências adquiridas pelos adultos, irá promover a melhoria e o alargamento de oportunidades de aprendizagem adaptadas às necessidades de adultos com baixa qualificação. Destaca-se também o aumento da necessidade de respostas a um público de migrantes e refugiados e do envolvimento da população que não possui competências de literacia.

Estão aprovadas mobilidades, totalmente financiadas, para formação de 4 docentes/não docentes.

Objetivos e metodologia

Na linha do projeto anterior (KA104), que mereceu a menção de “Boas Práticas” por parte da Agência Nacional, o plano apresentado pretende otimizar as competências do staff, dotá-los de ferramentas mais eficazes e melhorar a qualidade dos serviços de Educação/ formação prestados atualmente e os que se projetam prestar no futuro.

As atividades propostas para o staff, têm em conta o potencial de cada ação em gerar momentos de partilha e aprendizagem para a promoção de competências e capacitação de todos os elementos (docentes e técnicos).

As áreas chave em que se pretende investir são:

  • – reduzir o “dropout” dos adultos em processo de qualificação escolar e/ou profissional;
  • – aumentar as oportunidades de acesso à qualificação e sensibilizar para a sua importância a população desfavorecida/em risco de exclusão;
  • – promover oportunidades de acesso a contextos inovadores de aprendizagem a aprendentes adultos com
    baixa qualificação.

Assim, aos participantes será oferecida a abordagem de estratégias motivacionais, a troca de práticas que permitam um pensamento “out of the box”, estimulando o staff para a importância de promover o pensamento divergente, a sensibilização para a importância de transformar a diversidade cultural em oportunidades de crescimento, permitindo trabalhar a inclusão e tolerância.

São agendadas reuniões de trabalho de preparação prévia dos participantes com a abordagem de aspetos culturais, linguísticos e formais a ter conta durante a formação.

Após a formação é obrigatório a realização e submissão de um relatório individual de atividades.

Inscrições

As inscrições para as mobilidades/cursos encontram-se abertas até ao dia 20 de dezembro de 2024.

Podem inscrever-se todos os docentes e não docentes do Agrupamento de Escolas de Anadia, ligados à certificação e formação de adultos, preenchendo o formulário DISPONÍVEL AQUI.

As datas, temas e locais da formação são os seguintes:

Curso Estruturado I

Tema: Stress and Conflict Management

Objetivos: Este curso permite aos participantes melhorar a sua capacidade de prevenir e gerir o stress relacionado com o trabalho. Aprenderão como identificar as fontes de stress, como prevenir e lidar com experiências stressantes e como apoiar os alunos a lidar com situações stressantes.

Local: Palermo, Itália

Datas: de 4 de maio a 10 de maio de 2025

Número de participantes: 2

Curso Estruturado II

Tema: ChatGPT and Basic AI Tools

Objetivo: Este curso explicará os conceitos básicos de Inteligência Artificial na educação e capacitará os professores para utilizar ferramentas básicas de IA, como o ChatGPT, para melhorar o ensino e a aprendizagem. Os participantes aprenderão como utilizar ferramentas de IA para diminuir a carga de trabalho, mas ao mesmo tempo como ser criativos e envolver ativamente os alunos seguindo o conceito de pedagogia centrada no aluno.

Local: Berlim, Alemanha

Datas: de 5 de maio a 10 de maio de 2025

Número de participantes: 2

Critérios de seleção

A seriação dos candidatos à mobilidade será realizada de acordo com critérios previamente definidos. Cada critério é avaliado de 1 a 5 e com os pesos relativos que podem ser consultados AQUI.

Os critérios de seleção dos participantes para as mobilidades acima discriminadas são:

1. Desempenho de cargos e funções de responsabilidade no contexto do Agrupamento e na área da educação e formação de adultos.

2. Desempenho de funções de orientação, reconhecimento e validação de competências ligados à qualificação de adultos com situação profissional que permita a continuidade do projeto (disseminação e aplicação de metodologias inovadoras com os adultos).

3. Desempenho de cargos associados ao trabalho realizado com públicos desfavorecidos e em risco de exclusão.

4. Motivação e interesse evidenciado.

5. Disponibilidade para a disseminação do aprendido a novos públicos.

6. Não participação anterior em ações de mobilidade equivalentes.

Caso haja necessidade, o desempate será feito através de entrevista realizada pelos responsáveis do projeto.

Participantes selecionados

A divulgação dos candidatos selecionados será realizada ao longo do projeto e de acordo com os critérios definidos.
Ana Janeiro Amaral
Docente de Português
Ana Paula Figueiredo
Docente de PLA
Olga Maria Conceição
Docente de Inglês
Ricardo Miguel Conceição
Docente de Informática
Centro Qualifica
X